terça-feira, 28 de abril de 2009

Sogra ou seria uma segunda mãe?!

Acabei de descobrir que hoje é Dia da Sogra, nem sabia que esse dia existia (ou sabia e não me lembrava), mas acho merecido... afinal, foram delas que saíram (literalmente) nossos(as) namorados(as), maridos/mulheres ou afins. Foram elas que, em sua maioria, educaram e deram os valores que tanto admiramos nos nossos parceiros, algumas com mais dificuldades que outras e essas sim merecem maior valor, mas sem desmerecer ninguém.

Não gosto de piadas de sogras e nem sei porque elas existem, aliás, imagino que antigamente algumas delas eram merecedoras... afinal, sabemos que lidar com pessoas mais velhas não é facíl. Eu não tenho do que reclamar, tive duas sogras na vida... a primeira, por não gostar de piadas sobre elas, prefiro não comentar... mas a segunda, essa sim, é uma mãe para mim!!

Convivo com ela há 06 anos, como meu namorado era meu melhor amigo, já convivia com ela um tempo antes... mas daí não é relevante para esse post. Ela me recebeu com muito carinho desde o início da nossa relação e por ter sido costureira durante muitos anos, sempre me apoiou e me ajudou muito no período de faculdade, ela estava lá (ao lado da minha mãe) no meu primeiro desfile, aliás, foi ela quem costurou as peças... na época do TCC, não vou esquecer nunca, das vezes em que ela levava nega maluca pra que eu não ficasse sem comer nada na frente do computador e no dia da banca, pra minha surpresa, lá estava ela... havia chegado de uma viagem para Minas Gerais no mesmo dia, estava cansada e mesmo assim, foi lá, me prestigiar, torcer e me levar uma bonequinha da sorte que comprou lá e me trouxe pra dar segurança na hora de falar.

Por conhecer ela há mt tempo, qdo eu ainda era uma menina, chamo ela (carinhosamente) de "tia", é infantil, mas não sei como mudar isso hoje, brincava com o Keko que não ía ter cara de chamar ela de "Dona Salet" e muito menos só pelo nome, pq me sentia uma pirralha qdo começamos a namorar. As pessoas acham estranho quando me ouvem chamando ela assim, mas eu gosto, afinal, ainda não me sinto adulta e acho mais carinhoso. Nem sempre temos a mesma opinião, discordamos em muitas coisas, mas tenho muito orgulho de ter uma segunda mãe como ela, que batalhou mt ao lado do meu sogro pra chegarem onde estão e hoje, dedica seus dias para ajudar a quem precisar, sem ganhar nada em troca... sempre brinco que o Keko é a Dona Salet de calças, mas não acho isso ruim... aliás, acho ótimo!! Se ele tiver o coração que a mãe tem, já está ganhando mt, ele, eu e as pessoas com quem ele convive!!

Parabéns pelo seu dia tia!!! E deixo aqui meu apelo pela criação de um nome mais bonito para nos referirmos a essas queridas mães dos nossos pares!!!
**** Na foto, minha sogra e sua prole (Keko, Luciana e Marcelo)****

Um comentário:

Sarah Westphal disse...

monike,
Dona Salet ia gostar MUITO de ler este post. O Marcelo também chama a minha mãe de tia, eu acho bonitinho. Eu alterno.Pra mim não soa natural chamá-la de tia, o problema é que chamá-la de Dona parece mais estranho ainda! Antes tia que Dona, com certeza!