quinta-feira, 23 de abril de 2009

Entrevista de emprego

Pq elas são sempre iguais?!
Subintendesse que, numa empresa de confecção, que "lança" moda, tudo deveria ser super moderno e pra "frentex"... vê-se a profissão da moda rodeada de mt glamour e luxo, pois bem, desculpem crianças, mas sou obrigada a fazer vcs acordarem desse sonho que as revistas, televisões e passarelas mostram pra vc!! O luxo existe sim, mas pra quem é renomado no mercado e é cheio de estagiários e funcionários fazendo o trabalho pesado, enquanto o estilista/proprietário viaja em busca da inspiração, faz uns rabiscos do tema da coleção e entrega pro "chão de fábrica" realizar a ideia que ele teve, do jeito que ele viu e vc não... daí vc se mata em trabalhar e fazer hora extra e desenvolver uma coleção a partir dos garranchos e tchanan, quem leva os aplausos no runway show? Não é vc, certamente... mas enfim, dizem por aí que o trabalho dignifica o homem!!
Deixando os lamúrios sobre minha profissão de lado, as entrevistas de trabalho geram um desconforto mt grande... é aquele nervosismo, uma pessoa q vc nunca viu na sua frente te fazendo milhões de perguntas sobre o que vc quer da sua vida e o que vc fez dela até então! Posso dizer que eu quero ser feliz, exercer minha profissão com liberdade, ganhar relativamente bem (não precisa ser mt bem não, tendo qualidade de vida já está ótimo), fazer as viagens de pesquisa ao invés dos donos da empresa, não copiar o que trazem de fora, deixar minha marca no mundo e consolidar minha carreira?! Não, não posso dizer isso... tenho q voltar pra minha experiência profissional e polir minhas palavras ao falar sobre o que quero do futuro.
Eles e pedem uma pretensão salarial e perguntam se eu estou atrás de um emprego por passatempo e explicam, "não queremos contratar alguém que daqui há um ano saia ou que esteja apenas pensando em trabalhar por um tempo"... como assim?! E se eu arranjar algo melhor, não for com a cara deles ou mesmo ganhar na mega-sena?! Digo que não, quero um emprego fixo, pra sempre... hã?! Não disse assim, mas disse, fazer o que?! Pergunto sobre o incentivo ao estudo que a empresa oferece... resposta curta e grossa: "não oferecemos"... legal, e a Pós que quero fazer vai me adiantar do que mesmo?!
Então vem o golpe fatal, a pessoa (leia-se, dono da empresa), que não sabe mexer em nenhum aplicativo de desenho, não é formado em nada e ainda por cima vai futuramente mandar em mim todo o tempo em que eu estiver dentro da empresa, me olha e diz: "eu sou chato, se não gosto digo que é feio e isso gera discussões". Pois é, mandei um sorrisinho amarelo e me despedi... eles me disseram q vão marcar um teste, uma tarde inteira pra conhecer o andar da fábrica, mas depois dessa, estou é torcendo pra nunca receber essa ligação.

2 comentários:

Sarah Westphal disse...

Ai Monique, que terror essa entrevista. Eles dizem que querem alguém com bom relacionamento pessoal, pró-ativo e dinâmico, mas lê-se nas entrelinhas: submisso, que não reclame de fazer hora extra e não perca muito tempo tendo idéias...

Manuela disse...

Putz que droga... Entrevistas geram expectativas, e mesmo não achando que é a melhor opção, a gente fica frustrado se recebe não. Já recebi alguns, e também fico indignada com a forma que as coisas acontecem.