terça-feira, 28 de abril de 2009

Se joga na Capoeira

Não se sabe ao certo quando a prática da Capoeira começou ou mesmo se foi criada aqui no Brasil ou trazida da África, por não haver registro dessa prática no continente africano é que se acredita que o Brasil é o berço dessa arte, sendo criada pelos escravos africanos que trabalhavam nas lavouras de cana-de-açúcar como proteção aos maus tratados dos senhores dos engenhos.
Para não levantar suspeitas sobre o aprendizado desta luta, os escravos mesclaram os movimentos com músicas e danças próprias da sua cultura e assim a luta foi disfarçada em dança ou seria a dança que foi disfarçada em luta?! Seja como for, a Capoeira foi por muito tempo, vista como um esporte subversivo e violento e não fosse o Presidente Getúlio Vargas, talvez nós ainda tivéssemos este olhar para esta prática tão bonita.
O nome vem do lugar onde eram praticadas essas lutas, lá atrás no passado, campo com pequenos arbustos, chamados na época de capoeira ou capoeirão.
Eu sempre tive uma quedinha por esta dança, já que hoje não se usa mais como luta, quando pequena quis mt fazer aula, mas meu pai, muito preconceituoso, não deixou, alegando ser esporte de menino... ah quanta coisa poderia ter sido diferente na minha vida e na minha personalidade se tivesse praticado a Capoeira desde sempre.
Ontem, depois de ser encorajada por uma amiga, tive minha primeira aula de Capoeira, foi experimental, mas hoje já vou lá correndo fazer a inscrição... quer dizer, correndo não... meu corpo não aguenta, dói até o último fio de cabelo, mas é uma dor boa, dor de movimento, de arte!!
A música, os movimentos, a ginga... tudo isso te envolve de uma maneira verdadeiramente apaixonante.... dá vontade de praticar todo dia, de saber logo os movimentos, de aprender a dialogar com o corpo e se divertir nas rodas!!
Quarta-feira tem mais... IUPIII!!!

Nenhum comentário: