segunda-feira, 18 de maio de 2009

Pânico

Tenho nojo de fruta do conde, aflição a isopor, medo de cobra e verdadeiro pânico de transito. Acho que consigo lidar com qualquer um dos 03 primeiros itens, mas me sinto paralisada só em pensar em dirigir.
Aos 18 anos, acontece todo aquele frizon por aprender a dirigir, tirar carta, comprar/emplorarparaopapai um carro... pois é, como dizem por aí, passei "batida" por essa fase e ainda hoje não sinto a menor vontade de me sentar a um volante. a verdade é que sinto um certo pavor ao andar de carro, ver aqueles caminhões tão grandes fazendo manobras arriscadas, onibus imensos cortando sua frente, motoristas burros fazendo, com o perdão da palavra, cagadas, motoqueiros arriscando suas vidas pra chegarem mais rápido ao seu destino. Tudo isso junto me dá arrepios, me seguro no banco e às vezes, fecho os olhos pra não ver a futura batida que nunca acontece, aqueeele frio no estômago e pronto, chegamos ao nosso destino.
Até tive alguns "problemas" que possam explicar psicologicamente este talvez trauma... aprendendo a dirigir eu bati a traseira do carro da mãe de uma amigo (fico ruim só de lembrar isso) e numa outra ocasião um caminhão maledeto empurrou o carro q minha irmã dirigia pra pista contrária, Br as 18 hrs (nada movimentada), sorte que ela tem pulso firme e segurou o carro. Nenhum desses dois acontecimentos me chocou na hora, reagi de uma maneira bem normal até, nem chorei...
O que importa é que não tenho vontade, mas sinto a necessidade de dirigir e ter um carro... de ser mais independente e até pelo meu trabalho!!! Será que vou ter que me submeter a um tratamento pra conseguir? Ou um chacoalhão (gente, nunca escrevi essa palavra... hahahaha... que estranho) já serve?

Um comentário:

Sarah Westphal disse...

Monike, eu também tinha muito medo de dirigir tanto que só tive coragem de pegar a carteira aos 20. Acho que influencia muito a pessoa que está ensinando (meu pai fica muito nervoso e me deixava ainda mais nervosa) e o lugar onde você dirige. Pegar uma rua bem calminha, fazer o mesmo trajeto na pista vazia umas 20 vezes antes de dirigir perto de outros carros,ajuda a dar segurança.
Em uma cidade como Floripa ou Blu,sem transporte público decente, dirigir te dá muita liberdade. É muito bom poder mudar os planos sem precisar que alguém leve ou busque. Tenho certeza que tu vais adorar essa mobilidade.
É fácil andar de carro e, depois de algum treino, ele obedece e você relaxa. Fica automático.
Eu sei que esse papo você já deve ter escutado de muita gente mas eu resolvi dizer tudo de novo porque eu acho que tudo que fica imóvel na nossa cabeça ganha um aspecto negativo. Esse imóvel não tem a ver com mexer, e sim com não progredir. Se esse trauma fica intacto e parado na tua memória ele vai se tornar cada vez mais sólido e, com 40 anos, não vais nem cogitar pegar o carro.
A rua da frente da casa dos nossos respectivos é bem vázia. A gente pode começar indo do cabeleireiro até o portão. :)